Vereadores reivindicam Lei para que Rodovia AC-10 chegue até a BR-317

Uma jornada para o progresso de Porto Acre: Vereadores reivindicam Lei para que a Rodovia AC10 chegue até a BR317.

Na manhã desta terça-feira, 13 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Porto Acre (CMPA), José Leal (PROS), ao lado dos vereadores Leandro Bezerra (PSD) e o primeiro-secretário Luan Luz (MDB), uniram forças na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC) com o Deputado Estadual Tanízio Sá, com o objetivo de debater demandas cruciais para a região, em busca de soluções para impulsionar seu crescimento exponencial.

No epicentro das discussões, a pauta principal foi a continuidade e expansão da renomada Rodovia AC-10, que atualmente chega apenas ao km 56. Com visão futurista e buscando desbravar horizontes promissores, os vereadores reivindicaram ao Deputado a extensão da rodovia por mais 30 km, conectando-a de forma inquebrável à grandiosa BR 317, popularmente conhecida como estrada de Boca do Acre. Essa audaciosa medida tem como propósito primordial promover melhorias significativas no acesso e na infraestrutura da região, impulsionando a economia local e beneficiando diretamente a população.

Outro ponto de destaque nas discussões foi a questão da regularização fundiária em Porto Acre. Com sabedoria e determinação, o Deputado agendou uma audiência pública em Manoel Urbano com o ITERACRE e outros órgãos competentes. Os parlamentares, cientes da importância vital da regularização fundiária para a estabilidade e progresso do município, pleitearam que essa agenda também fosse estendida para Porto Acre. O objetivo inegociável é viabilizar a regularização dos loteamentos da Vila do Incra, Vila do V, Sede e Vila Caquetá. Durante a discussão, os parlamentares portoacrenses enfatizaram a necessidade de uma abordagem meticulosa e sensível na regularização fundiária das terras do município, garantindo segurança jurídica e bem-estar para todos.

Outra demanda urgente abordada foi a instalação de quebra-molas na Sede de Porto Acre, especialmente nas proximidades da Escola José Plácido de Castro, assim como na Vila do V, mais precisamente na Avenida José Fernandes. Com zelo e preocupação pela segurança viária, os vereadores solicitaram ao Deputado que tomasse as devidas providências junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), a fim de assegurar a integridade dos cidadãos nessas áreas críticas.

Além disso, os vereadores levantaram a importante questão do transporte escolar de Rio Branco, que havia sido interrompido, privando os estudantes de Porto Acre de acesso à educação. Conscientes da relevância inestimável da educação para o desenvolvimento da juventude e da sociedade como um todo, os parlamentares solicitaram ao Deputado Tanízio Sá que intercedesse para que esse serviço fosse prontamente restabelecido, garantindo o acesso à educação para os estudantes do município e consolidando um futuro brilhante para todos.

Em resposta ao chamado da comunidade, o Deputado comprometeu-se a realizar todas as agendas e ações necessárias para aprimorar a educação no estado. No que tange à Escola do T, situada na Vila do V, foi acordada a realização de uma reunião com o secretário de educação estadual, a fim de abordar as necessidades específicas da instituição.

O presidente em nome do parlamento mirim, agradeceu a recepção dada por Tanízio Sá, e destacou que o deputado estadual é um amigo de Porto Acre e frisou que a reunião entre os vereadores e o deputado é uma ferramenta importante na busca de soluções para as demandas prementes da cidade e finalizou expressando o compromisso do parlamento e seus vereadores com a comunidade. "Nosso objetivo é a busca incessante por melhorias em Porto Acre. Nessa jornada rumo ao progresso, a extensão da Rodovia AC-10 até a BR-317 se estabelecerá como uma conquista histórica e o primeiro passo de uma transformação promissora para todo o município, com geração de emprego e renda e muitas outras melhorias sociais e econômicas para cidade." pontuou.

OF Deputado Tanisio
Fazer download de PDF • 98KB