top of page

Você está em: Início > Câmara > Sobre a Câmara

Sobre a Câmara Municipal de Porto Acre

5 de janeiro de 2024 19:06:52

Última atualização da página:

Porto Acre/AC

Aniversário: 24 de janeiro [criação 1992]


Gentílico: portoacrense

População residente: 16.693 habitantes [2022]

Área territorial: 2.604,417 km² [2022]

IDHM: 0,604 [2010]

Mais informações no portal cidades IBGE.


 

História


Porto Acre! Terra de Galvez.


Durante o domínio boliviano da região, Porto Acre, que se chamava Puerto Alonso (nome que homenageava o presidente da Bolívia na época), já abrigou um posto alfandegário boliviano, que foi motivo de revolta dos seringalistas brasileiros. Por isso, Porto Acre foi o principal foco da Revolução Acreana em suas diversas etapas. Em 1899, foi palco de diversos acontecimentos como: a 1ª Insurreição Acreana, a fundação da República de Galvez em 14 de julho de 1899 (quando passou a se chamar Cidade do Acre), foi destino da Expedição dos Poetas em 1900. Em 24 de janeiro de 1903, foi ali que ocorreu o término da Revolução Acreana com a grande vitória final comandada por Plácido de Castro, que marcou a tomada destas terras definitivamente pelos brasileiros. Ainda hoje, em muitos dos quintais podem ser encontrados as marcas e vestígios dessa época conturbada, como garrafas de bebidas importadas, cartuchos de fuzil e diversos outros materiais. Estes objetos, que testemunham à luta do povo acreano, estão reunidos na Memória de Porto Acre que é aberta a visitação pública.


Os conflitos entre bolivianos e brasileiros terminaram com o Acre anexado ao Brasil em 1903 e a cidade rebatizada para Porto Acre. Ficaram as trincheiras da revolução acreana e algumas construções históricas do período áureo da borracha. No Seringal Bom Destino está parte desse patrimônio histórico, que mantém vivo a memória das origens do Estado Acreano.

O Rio Acre, que banha a cidade serviu de via de acesso aos seringueiros e seringalistas brasileiros, ainda serve aos ribeirinhos e moradores de suas margens para a circulação de mercadorias e pessoas. Durante o período seco, suas praias de terras férteis ainda servem para o cultivo de melancia, banana, hortaliças, mandioca e outras culturas de subsistência.

Porto Acre foi desmembrado do município de Rio Branco e elevado à categoria de Município em 28 de abril de 1992 e passou a funcionar em 1° de janeiro de 1993, quando o prefeito e os vereadores tomaram posse.

No Estado, Porto Acre ocupa o décimo primeiro lugar em população e a décima sétima posição em área. Sua economia está baseada no extrativismo vegetal da borracha, beneficiamento da castanha e madeira, pecuária em pequena escala, produtos hortifrutigranjeiros e o comércio em geral.

Porto Acre limita-se ao norte, com o estado do Amazonas; ao sul, com os municípios de Bujari e Rio Branco;  a leste, com os municípios de Rio Branco e Senador Guiomard e a oeste, com o município de Bujari.

 

O acesso ao município é feito por meio fluvial através do Rio Acre e rodoviário através da Rodovia Estadual AC-10.


 

Hino do Município

Letra


Porto Acre! Porto Acre!

A cidade de Galvez

Porto Acre! Porto Acre!

Conquistada com altivez

És do Acre astro querido

Cidade mui gentil

Porto Acre! Porto Acre!

Um pedaço do meu Brasil

(Estribilho)

Porto Acre! Porto Acre!

O teu céu é cor de anil

Porto Acre! Porto Acre!

Para sempre és do meu Brasil. (Bis)

II

Ao Norte do meu Brasil

Tão cheia de humildade

A esquerda do Rio Acre

Resplandece esta cidade

Tão pequena, mas viril

Uma história fascinante

Com o sangue dos heróis

Tu surgiste tão triunfante.

(Estribilho)

III

Teu povo te enobrece

Por tua simplicidade

Orgulho do nosso Acre

De quem és uma cidade

Plácido de Castro Com seu porte mui gentil

Conquistou com sua bravura

Porto Acre para o Brasil.

(Estribilho)


 

Símbolos Oficiais do Município


Brasão de Armas de Porto Acre

Conforme Lei Orgânica Municipal

Visualizar Brasão


Bandeira do Município de Porto Acre

Conforme Lei Orgânica Municipal

Visualizar a Bandeira




bottom of page