1.ª sessão solene: Eleitos para o biênio 2023-2024 da Mesa Diretora da Câmara são empossados

Vereadores e outras autoridades participaram da solenidade de posse da nova mesa diretora do parlamento mirim portoacrense

Nesta segunda-feira (02), uma sessão solene foi realizada na Sala das Sessões Antônio Faustino para dar posse à nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Acre para o biênio 2023– 2024. Participaram do evento autoridades municipais, pastores, padres, ex-vereadores, familiares da nova mesa diretora e membros da sociedade civil.

A cerimônia foi conduzida inicialmente pelo vereador Máximo Costa, presidente no biênio 2021 – 2022. Começou na parte externa da casa legislativa com o hasteamento dos pavilhões pelos membros da nova mesa diretora e a execução do hino acreano e hino brasileiro, cantado pela cantora portoacrense, Sara. Depois de agradecer aos servidores e parlamentares da Casa Legislativa pela parceria na condução dos trabalhos, Máximo Costa deu posse ao novo presidente José Leal Souza Da Cruz. Um momento solene e cheio de significado. “Baseado no Artigo 16 do regimento interno da Câmara Municipal de Porto Acre (RESOLUÇÃO Nº 007 DE 03 DE NOVEMBRO DE 1994) e artigo 25 da Lei Orgânica do Município (LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ACRE, DE 1996, declaro empossado o Presidente da Câmara Municipal de Porto Acre - Biênio 2023/2024, vereador José Leal Souza Da Cruz.”, com estas palavras foi dada a posse.

Em seguida, o vereador José Leal, assumiu a presidência da sessão e convocou os demais membros da mesa diretora para serem empossados:

Presidente - vereador José Leal Souza Da Cruz

Vice-Presidente vereador Arle de Souza Rodrigues

1º Secretário vereador Leandro Bezerra Feitosa

2º Secretário - vereador Luan Luz Do Nascimento

A mesa diretora é quem conduz os trabalhos do poder legislativo. Com a mudança, uma nova fase se inicia para o próximo biênio 2023-2024. A partir das inovações deixadas pela última gestão, a mesa diretora que assumiu hoje os trabalhos à frente da Câmara já está ciente do desafio a cumprir. “Nós pretendemos manter um trabalho de excelência e transparência, discutindo e votando projetos fundamentais para o desenvolvimento do município”, disse o novo presidente.

O presidente empossado, vereador José Leal Nas enfatizou a necessidade de harmonia entre os poderes. “Esse respeito e cooperação mútuas são fundamentais para manter o ordenamento do município e o bem estar da nossa população portoacrense. Continuaremos discutindo projetos que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida no nosso povo e a fiscalizar as ações do poder executivo, maximizando os benefícios para o povo seja da área urbana ou rural do município”, enfatizou.

Diante de um plenário lotado de amigos, familiares e apoiadores, o presidente empossado agradeceu a presença de todos, sobretudo, dos parlamentares que acompanharam o ato. “Sabemos o quanto a união de todos os vereadores é importante para garantirmos os resultados que a nossa cidade precisa. Somos muito gratos aos que estão aqui”, destaca.

Nessa nova condição, agora como presidente da casa do povo, afirmo que a Câmara Municipal de Porto Acre não deixará de cumprir com sua função democrática, representar a população que nos elegeu vereadores, fazer cumprir as leis e respeitar a Constituição Federal, Estadual e a Lei Orgânica Municipal. Nossos princípios, permite afirmar que sempre estaremos vigilantes ao desempenho de nobre função, com vistas a manter a boa convivência com os princípios da administração pública.

José Leal, também destacou que conduzirá os trabalhos independente de cores partidárias e que no campo político, a Casa do Povo jamais será empecilho as necessidades de Porto Acre, ressaltou que muito pelo contrário, a casa estará disposta a apreciar todas as matérias que diz respeito ao bem estar do povo portoacrese e fica à disposição do Poder Executivo Municipal, em nome da sadia convivência institucional e melhoria das condições de vida da população.

A cerimônia foi bastante prestigiada, com plenário lotado, estiveram presentes a vice-prefeita e secretária municipal de saúde Edna Cuiabano, controlador geral interno do município André Decesaris, vereadores, demais autoridades municipais, além do pastor Moacir, padre Raimundo, ex-vereadores Doca (Raimundo Souza de Luna) e Edvaldo Vaz Cruz, familiares dos membros da nova mesa diretora e representantes da sociedade civil.