top of page
  • Foto do escritorAscom

5.ª sessão solene: Câmara de Porto Acre homenageia novos conselheiros tutelares em sessão solene



A Câmara Municipal de Porto Acre realizou, na última terça-feira (14.11), uma sessão solene para homenagear os novos conselheiros tutelares eleitos em 2023. A sessão foi presidida interinamente pelo vereador Luan Luz, e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos conselheiros, como a Secretária Municipal de Finanças, Vania Claudia, representando o prefeito Bené Damasceno, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jocicleide Santos, da Secretária Municipal de Educação e Cultura, prof.ª Maria Elinaide, da Diretora Municipal de Cultura, Lérida Santos, Diretor Municipal de Esporte, Barãozinho, do Comandante da Polícia Militar (Batalhão Porto Acre), Cavalcante, e dos homenageados, conselheiros eleitos e suplentes, e do vereador Leandro Bezerra, autor da proposição.


Fala das autoridades presentes


A presidente do CMDCA, Jocicleide Santos, falou sobre a importância do trabalho do conselho tutelar na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Ela parabenizou os novos conselheiros e desejou-lhes sucesso em sua missão. “Os conselheiros tutelares são os guardiões dos direitos das crianças e adolescentes. Eles são responsáveis por garantir que esses direitos sejam respeitados, mesmo que para isso seja necessário tomar medidas de proteção, como o abrigamento ou a retirada da criança ou adolescente do lar”, afirmou Jocicleide.


Representando o prefeito de Porto Acre, a secretária municipal de finanças, Vania Claúdia, parabenizou a presidente do CDMCA, Jocicleide, pelo trabalho que exerceu durante todo o processo eleitoral, frisando que sua atuação foi de excelência para a democracia e a escolha dos novos conselheiros par ao quadriênio 2024-2024. A secretária agradeceu o trabalho dos conselheiros que estão deixando o cargo, manifestando carinho por todos eles, e exaltou os novos conselheiros eleitos, desejando-lhes sucesso e muita força, coragem e fé, no exercício do mandato em prol das crianças e adolescentes portoacrenses. "Podem contar com a prefeitura de Porto Acre, com o prefeito Bené Damasceno e seu secretariado, estamos de portas abertas, para contribuir com o sistema de proteção as crianças e adolescentes em Porto Acre. Vania aproveitou para citar todo o processo de evolução, do espaço do conselho tutelar, onde a prefeitura levou inúmeras melhorias na estrutura e ferramentas de trabalho. Vânia ainda falou sobre a importância dos conselheiros tutelares na busca de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.", destacou.


A secretária de Educação de Porto Acre, Maria Elinaide, também ressaltou a importância do trabalho do conselho tutelar. "O conselho tutelar é um parceiro fundamental da Secretaria de Educação na garantia dos direitos das crianças e adolescentes", afirmou. Elinaide frisou ainda que os conselheiros podem contar com a Educação Municipal, para trabalhar políticas públicas voltadas para uma educação conscientizadora nas escolas, com toda a comunidade escolar.


O comandante da Polícia Militar de Porto Acre, major Cavalcante, também destacou a importância do trabalho do conselho tutelar. Ele falou sobre a parceria da PM com o Conselho na proteção das crianças e dos adolescentes, e se colocou à disposição dos novos membros eleitos para o quadriênio 2024-2028.


A Diretora de Cultura, Lérida Santos, faz um apelo aos novos conselheiros, pedindo que trabalhem firme em prol das crianças e dos adolescentes, frisando as diversidades e dificuldades atuais. Lérida cita que as nossas crianças, necessitam de pessoas focadas, em busca de seus direitos e deveres. Por sua vez, o Diretor de Esporte, Sr. Barãozinho, parabenizou a Câmara Municipal de Porto Acre e seus vereadores, por proporcionar esta homenagem aos novos conselheiros, frisando a grande importância que cada um tem quando se fala de políticas públicas voltada aos direitos das crianças e dos adolescentes.


Fala de familiares e amigos que prestaram homenagem aos conselheiros e suplentes


O pastor João da Cruz parabenizou o seu sobrinho, Anderson Brilhante, pela conquista eleitoral e desejou-lhe muito sucesso. Ele também incentivou os suplentes a continuarem a lutar por seus objetivos.


Aroldo, ex-vereador, parabenizou os novos conselheiros e ressaltou a importância do trabalho deles para a proteção das crianças e adolescentes. Ele também parabenizou sua esposa, Zeli Gomes, que foi eleita conselheira tutelar.


Rosirene Martins, presidente do SINSPMPAC, parabenizou a conselheira tutelar Adinane Ribeiro e destacou a importância do trabalho do conselheiro tutelar. Ela também deixou uma palavra bíblica para os novos conselheiros.


Jesus Bayma, pai do conselheiro tutelar Thiago Bayma, agradeceu a todos que apoiaram a candidatura do seu filho e parabenizou o Poder Legislativo pela homenagem aos novos conselheiros.


O professor Adalberto Martins falou sobre a importância das decisões tomadas pelo conselho tutelar. Ele destacou a importância de lutar contra os maus-tratos contra crianças e adolescentes e ressaltou a necessidade de estudar as leis e se capacitar para tomar decisões acertadas.


Magna e Eliane, irmãs de Melquizedeque dos Santos, desejaram muito sucesso ao seu irmão no novo cargo. Elas frisaram a importância de proteger e orientar as crianças e adolescentes de Porto Acre.


Fala dos Conselheiros


Os conselheiros tutelares eleitos também falaram durante a sessão solene. Eles se comprometeram a trabalhar em prol da proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Porto Acre.



Adinane Ribeiro, primeira conselheira tutelar a falar, agradeceu a Câmara Municipal pela homenagem e se colocou à disposição para realizar um ótimo trabalho junto ao conselho tutelar. Ela também pediu mais visibilidade ao conselho tutelar, com campanhas explicativas sobre a importância dos trabalhos.



Anderson Brilhante, o segundo conselheiro a falar, agradeceu a todos presentes na sessão solene e se colocou à disposição para somar em prol de um excelente trabalho junto ao conselho tutelar.


Zeli Gomes, a terceira conselheira a falar, agradeceu aos 375 amigos que acreditaram nela e se colocou à disposição para se preparar ainda mais para prestar um trabalho de excelência na proteção das crianças e dos adolescentes de Porto Acre.



Thiago Bayma, o quarto conselheiro a falar, parabenizou a todos que tiveram a coragem de colocar seus nomes para pleitear as eleições 2023. Ele também falou sobre a importância da parceria junto às autoridades para garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.



Melquizedeque dos Santos, o quinto conselheiro a falar, agradeceu a Câmara pela homenagem e falou sobre os deveres do conselho tutelar. Ele também frisou que está estudando dia e noite para realizar um ótimo trabalho em prol das crianças e dos adolescentes.



Francisca França, a suplente a falar, parabenizou aos eleitos e pediu que os novos conselheiros realizem trabalhos de conscientização dentro das escolas. Ela citou que tem um filho especial e sabe como é lidar com a diferença social que seu filho sofre dentro da escola.


Fala dos vereadores



O autor da proposição, vereador Leandro Bezerra, frisou que se encontra num momento de muita alegria ao participar da sessão solene em homenagem aos novos conselheiros tutelares de Porto Acre para o quadriênio 2024-2028 e destacou que a eleição dos novos conselheiros tutelares foi um momento importante para Porto Acre. Ele demonstrou o compromisso da comunidade com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes e explicou que os conselheiros tutelares são os responsáveis por garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. "Eles são os olhos e ouvidos do Estado na defesa das crianças e adolescentes." disse. Leandro também exaltou que os novos conselheiros tutelares são pessoas comprometidas com a causa da infância e da adolescência. Eles têm a formação e a experiência necessárias para realizar um trabalho de excelência. "Tenho certeza de que eles atuarão com dedicação e empenho para garantir que as crianças e adolescentes de Porto Acre tenham uma vida digna e feliz. Neste momento, gostaria de parabenizar os novos conselheiros tutelares, seus familiares e amigos. Desejo a todos um mandato de sucesso." e finalizou dizendo "Os novos conselheiros tutelares foram escolhidos por meio de um processo eleitoral democrático e transparente. Eles são pessoas comprometidas com a causa da infância e da adolescência e estão dispostos a se dedicar para garantir que as crianças e os adolescentes de Porto Acre tenham uma vida digna e feliz."

A vereadora Eliene Amorim, também autora da proposição, falou sobre a importância de valorizar o trabalho do conselho tutelar. Ela parabenizou os novos conselheiros e desejou-lhes sucesso em sua missão. “Vocês são gigantes, sei que uma eleição não é fácil”, diz. Eliene fala sobre as competências do conselho tutelar na comunidade e deseja sucesso para os novos conselheiros e também aos que estão deixando o cargo, por fim, a parlamentar registra uma mensagem falando sobre as atribuições de um conselheiro. “Garantir que as crianças e os adolescentes, tenham todos seus direitos respeitados, essa é a principal função do conselheiro tutelar”.


O vereador Lenilson Baquer direcionou seu discurso para desejar sucesso e muita sabedoria aos novos conselheiros tutelares, parabenizou os trabalhos dos que estão deixando o cargo. O parlamentar também se colocou à disposição como vereador para buscar melhorias nos trabalhos, frisando o quanto é difícil exercer os trabalhos em um município dividido em várias Vilas. "Contem comigo para o que precisar, tem meio apoio incondicional. Vamos garantir os direitos das nossas crianças", encerrou.


Os novos conselheiros são pessoas comprometidas com a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, e a Câmara Municipal de Porto Acre está empenhada em apoiar o seu trabalho.


Após a fala das autoridades, os novos conselheiros tutelares foram convidados pelo presidente da sessão, vereador Luan Luz, para receberem os certificados de moção de congratulações da Câmara Municipal de Porto Acre.


Galeria de Fotos


bottom of page