21ª sessão extraordinária: Vereadores fazem história e modernizam currículo da educação infantil e ensino fundamental das escolas com inclusão de estudo sobre a história de Porto Acre e sua cultura

Câmara de Porto Acre faz história ao incluir história do município no currículo escolar

A Câmara Municipal de Porto Acre fez história nesta sexta-feira (29), ao aprovar um projeto de lei que inclui a história local no currículo escolar das escolas municipais. A medida, de autoria do vereador Leandro Bezerra (PSD), visa promover a valorização da cultura e da identidade acreana entre os estudantes.

A partir de 2024, os alunos das escolas municipais de Porto Acre aprenderão sobre a história do município, desde sua fundação até os dias atuais. Eles também estudarão sobre a revolução acreana, a origem dos seringais, as tradições e festas populares da cidade.

Antes da votação do projeto, os vereadores ouviram o autor do anteprojeto da matéria, que emocionado discursou sobre a importância do tema para modernização do currículo da educação municipal.

Vereador Leandro Bezerra (PSD), autor do anteprojeto de Lei

"Prezado Vereadores e estimada comunidade, que nos acompanham pela rede social da Câmara Municipal. Cumprimento a todos em nome do nosso criador celestial. Venho aqui com o coração repleto de esperança e propósito para solicitar o apoio unânime dos colegas vereadores para a votação favorável ao anteprojeto de lei de minha autoria. Este projeto, que se propõe à inclusão do estudo da cultura portoacrense nas escolas municipais, é uma iniciativa que transcende o âmbito educacional; é um compromisso com a preservação de nossa história e a promoção de nossa identidade. Ao abordar temas como a história da Revolução Acreana, a origem dos seringais, nossas tradições e festas populares, este anteprojeto não apenas enriquece o currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental, mas também fortalece os laços entre nossos estudantes e a essência de Porto Acre. Valorizar nossa história é cultivar a raiz de nossa identidade portoacrense.

Peço, humildemente, que cada vereador aqui presente considere a magnitude desse projeto. Ao votarmos favoravelmente, estaremos semeando conhecimento, orgulho local e cidadania em nossos jovens. Estaremos contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e conectados com a riqueza cultural que molda o nosso amado município.

Conto com o apoio de cada um de vocês, meus nobres colegas, para que juntos possamos aprovar este anteprojeto que reflete o compromisso com a educação e a valorização de nossa história. Votar a favor é dizer sim ao fortalecimento de nossa identidade e cultura e preservar nossas origens e linda história."

Após a fala do parlamentar, os vereadores votaram o projeto, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Vereador Luan Luz, também professor da rede pública

O vereador Luan Luz, primeiro-secretário da Câmara, que também é professor da rede pública, comemorou a aprovação da medida. "Este é um feito histórico para Porto Acre", disse o parlamentar. "Com essa medida, estamos garantindo que as novas gerações conheçam a nossa história e a nossa cultura."

O professor Luan Luz também destacou que a inclusão da história local no currículo escolar é uma medida importante para promover a cultura e a identidade de um povo. No caso de Porto Acre, a medida é ainda mais importante, pois o município tem uma história rica e diversa. A história de Porto Acre é marcada pela luta dos seringueiros pela defesa de seus direitos. A revolução acreana, que ocorreu no início do século XX, foi um importante marco na história do município e do estado do Acre.

Luan também frisou que a cidade também é rica em tradições culturais. As festas populares de Porto Acre, como o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Festival da Melancia, Festival de Praia, Festas Juninas, Aniversário da Cidade e outras, são eventos importantes que atraem visitantes de todo o estado a cidade.

Vereador Elizeu, também professor da rede pública

O vereador Elizeu, também professor da rede pública, destacou que está satisfeito com a aprovação da matéria e parabenizou o vereador Leandro Bezerra pela iniciativa do anteprojeto de lei e frisou que a inclusão da história local no currículo escolar é uma medida que contribuirá para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sua cultura e identidade. "Estou muito feliz com a aprovação deste projeto", disse ele. "Este é um passo importante para a valorização da nossa cultura e identidade."