19ª sessão extraordinária: PL 031/2023 aprovado pelos parlamentares, institui "Dia de São Lourenço" no município de Porto Acre

Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (29), a Câmara Municipal de Porto Acre aprovou o projeto de lei 031/2023, por unanimidade, que institui o dia Dia de São Lourenço no calendário oficial de eventos culturais do município. O projeto foi proposto pelo vereador José Leal Souza da Cruz (PROS), fruto do anteprojeto de lei n.º 004/2022.

O dia de São Lourenço é oficialmente comemorado em 10 de agosto. São Lourenço, um diácono e mártir da Igreja Católica. Ele nasceu em Huesca, Espanha, no século III, e foi martirizado durante a perseguição aos cristãos pelo imperador romano Valeriano.

São Lourenço era um homem de grande fé e caridade. Ele era responsável pela distribuição dos bens da Igreja aos pobres e necessitados. Quando o imperador Valeriano exigiu que ele entregasse os tesouros da Igreja, São Lourenço respondeu: "Os tesouros da Igreja são os pobres".

Por causa de sua resposta, São Lourenço foi preso e torturado. Ele foi queimado vivo em uma grelha, mas não renunciou à sua fé. Sua morte foi um testemunho de sua fé e amor a Deus. São Lourenço é um dos santos mais populares da Igreja Católica. Ele é o padroeiro dos diáconos, dos pobres e dos padeiros.

São Lourenço, diácono e mártir

A festa de São Lourenço é celebrada em 10 de agosto. Nessa data, as igrejas Católicas realizam missas e celebrações em sua homenagem. É também tradição distribuir pão e presunto aos pobres neste dia.