1º seminário do orgulho autista acontece em Porto Acre, após aprovação da Lei Municipal 656/2022

O Dia Mundial do Orgulho Autista, é comemorado no dia 18 de junho e foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas.

Aproveitando a proximidade desta especial, para inúmeras famílias e pessoas com transtorno do especto autista no município, a Câmara Municipal de Porto Acre em parceria com a Prefeitura de Porto Acre, promoveu o 1º Seminário do Orgulho Autista., e aproveitaram para destacar a instituição de políticas públicas para os autistas com a aprovação da lei 565/2022, e agora pais e pessoas com o transtorno, podem se orgulhar e contar com inúmeros benefícios trazidos pela Lei Municipal n° 656 de 01 de junho de 2022 de autoria do presidente da Câmara, vereador Máximo Costa (PP).

O autor da Lei, vereador Máximo Costa, não pode estar presente no 1º seminário, por estar acompanhando seu pai que enfrenta problemas de saúde, mas através do telefone deixou sua mensagem de esperança e destacou a importância do tema para a cidade. Primeiro o parlamentar parafraseou Cervantes ao citar a frase "Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha junto é o começo da realidade” e depois destacou que a Lei Municipal institui em Porto Acre a política municipal de proteção dos direitos das pessoas com transtorno do especto autista - tea e estabele diretrizes para tratar a questão.

O Seminário reuniu profissionais de várias áreas, pais, responsáveis e pessoas com tea, e teve o objetivo de conscientizar a população e as famílias sobre o Autismo, a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento contínuo.

Um dos participantes presentes, o jovem tecladista de 17 anos, Davi Barroso, é portador de TEA é frisou que a lei só vem agregar para que o poder público possa promover cada vez mais política em favor dos autistas e garantir seus direitos a educação, saúde e outros.

Já a primeira-dama e secretária de Assistência Social Daiane mencionou durante o seminário que "a intenção do governo com a aprovação da lei do vereador Máximo Costa é orientar pessoas, sejam profissionais, seja família, ou apenas alguém que queira saber sobre o assunto." disse.

Os vereadores presentes foram unâmimes ao frisar que frisaram ei de autoria do presidente, vereador Máximo Costa, beneficia as pessoas com TEA, garantindo que sejam reconhecidas o mais rapido possível e ainda com inscrição através da carteira autista, trazendo inúmeros direitos e benefícios no município, porque hoje demora muito o processo por demorar as crianças com esses transtorno elas deixam de receber alguns direitos por exemplo dentro da educação de ter um professor exlusivo so pra ela, e a câmara deixa de receber recursos para usar, por essa demora de reconhecimento que atrapalhar, e através dessa lei o Presidente junto com os vereadores querem trazer atenção do poder público para essa situação.

O prefeito Bené Damasceno ressaltou a importância da lei e destacou vários benéficios "Os portadores de TEA em Porto Acre agora tem vários direitos, como ir ao teatro, cinema, shows, competições desportivas de forma gratuita, passe livre, nesses eventos e espetáculos, não é permitido servidores públicos ou da profissionais da iniciativa privada recusar a prestação de atendimento ou serviço a alguém com TEA, o poder público dotará isenção de IPTU para pessoas com TEA, bem como eles terão passe livre no transporte público com apoio da Ageac, além da carteirinha autista" disse.

Durante o seminário os participantes discutiram sobre paradigmas, que faz alguns julgarem as pessoas de forma errada, e demonstrar como a população deve ver a pessoa com autismo, não o autismo como determinante de suas características.

Participaram do evento os vereadores Eliane Amorim, Ida do Caquetá, secretário geral Jairo, prefeito Bené Damasceno, vice-prefeita e secretária de saúde Edna Cuiabano, secretária de educação Elinaide, assessor jurídico dr. Oscar Júnior, secretária de assistência social, Daiane, representantes da APAE, profissonais de saúde, psicólogos, pais e autistas.

Sobre o autismo

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) são aproximadamente 70 milhões de autistas no mundo, e somente no Brasil o percentual de autista chega a 2,86% deste total, ou seja, mais de 2 milhões de pessoas.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um deficit, em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento. Não tem causa definida ou conhecida, mas já se sabe que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.

O Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

Criada em 2005, a comemoração visa demonstrar à sociedade que o autista não tem uma doença, mas apenas apresenta condições e características especiais que trazem desafios e também recompensas aos seus familiares e à comunidade.